ArtigosBlog

Uma transformação bem sucedida requer a colaboração, visão holística, modelos de negócios inovadores e sistemas de preços

By 26/08/2015julho 5th, 2021No Comments

Uma transformação bem sucedida requer a colaboração, visão holística, modelos de negócios inovadores e sistemas de preços

Uma transformação bem sucedida requer a colaboração, visão holística, modelos de negócios inovadores e sistemas de preços

Eu fico muito irritado quando eu vejo as pessoas jogando lixo no chão ou não se dão o trabalho de parar e pensar antes de colocar o material na lixeira correta.

Mas existe uma boa explicação para isso. No Brasil, o cidadão comum não enxerga os benefícios da reciclagem para além dos aspectos sociais associados com os catadores e cooperativas de resíduos. Eles não vêem o valor de segregação de resíduos e do importante papel que eles têm na transformação de resíduos em um novo material.

A indústria não promove produtos com conteúdo reciclado dado que, a percepção geral é que produtos feitos de material reciclado são produtos de baixa qualidade. Além disso, não há incentivos dados pelo governo para facilitar o uso de material reciclado e não há campanhas de sensibilização para demonstrar o valor da reciclagem em termos de geração de novos postos de trabalho, reduzindo a poluição e os custos associados com a limpeza da cidade e tratamento de saúde .

Se as pessoas não enxergarem o valor e o benefício para eles, o status quo não será alterado. Então, como podemos mudá–lo, demonstrando o valor de uma maneira diferente e influenciando novos hábitos? Preço-sombra!

O “Preço-Sombra” é usado para se referir a valores monetários atribuídos aos custos desconhecidos ou de dificuldade para ser calculados ou onde o preço não reflete o valor real de um bem ou quando não existe valor de mercado para um bem ou mercadoria… meu amigo que trabalhou no mercado financeiro me explicou.

Portanto, eu voltei ao MIT Climate CoLab e desenvolvi outra proposta de projeto na esperança de discutir a idéia numa plataforma de perfil elevado baseada na colaboração de especialistas e trazer essa idéia a tona. O preço-sombra sugerido deve incorporar os custos governamentais de diferentes áreas que poderiam ser evitados, melhorando as condições de gestão de resíduos da cidade. Se o governo é capaz de ver as suas despesas de todas as áreas diferentes num modelo comum e como eles se conectam uns com os outros, um novo modelo econômico pode ser desenvolvido, um modelo que contribui para uma melhor utilização dos fundos públicos conservar os recursos locais, gerar economias de custos e melhorar a qualidade de vida.

O próximo passo, é continuar o trabalho na metodologia para o cálculo do preço-sombra . Alguém se candidata para o desafio?

Feedback do MIT: “O conceito pode mudar radicalmente a forma como vemos fluxos de resíduos e pode intrinsicamente agregar valor ao potencial de resíduos no futuro, levando a uma redução no material que está sendo enviado para o aterro sanitário.”

“O conceito é potencialmente atraente e poderia ter um forte impacto sobre a reciclagem de resíduos.”

“Um dos méritos da proposta é a sua capacidade de reunir e disponibilizar as informações pertinentes que poderiam provocar uma mudança no status quo institucional e uma abordagem regulamentada para a reciclagem num país em que, na grande maioria de seus municípios, os hábitos de reciclagem não são difundidos . ”

é um começo de uma ideia para convencer a mudança através de um mecanismo econômico. A metodologia de cálculo deverá ser definida e um modelo para isso seria implementado .