Clientes e Cases

Cliente

Demanda do Cliente

Workshop de capacitação para a equipe comercial levando o conceito de economia circular visando sua aplicabilidade no negócios e nas conversas com clientes .

O que fizemos

Um dia de workshop que envolveu apresentação dos princípios da circularidade aplicada ao setor do plástico, as ambições e metas da NOVA ECONOMIA DO PLASTICO. Realizamos exercícios práticos para influenciar o mindset circular na equipe e fechamos o dia com apresentação e discussão sobre a aplicabilidade de estudos de casos globais e adaptação para a realidade brasileira. A participação foi tão ativa e significativa que a empresa repensou o seu posicionamento estratégico no mercado para levar o tema com mais maturidade aos clientes e parceiros. A empresa é hoje uma referência no tema e participa do 1º ciclo do HUB DE ECONOMIA CIRCULAR.

Produto

Capacitação, Palestras e curadoria

Cliente

Demanda do Cliente

Palestra interna realizada durante programa de capacitação que reúne colaboradores e parceiros externos. O objetivo do evento foi demostrar a importância da visão de circularidade e sua conexão com as práticas do dia-a-dia do negócio.

O que fizemos

A nossa participação se deu por meio de uma palestra dedicada ao tema e posterior participação em workshop interno, realizado pelo cliente, para estimular novas ações junto aos colaboradores e parceiros a fim de objetivar o tema na sua cadeia de valor.

Produto

Capacitação, Palestras e curadoria

Cliente

Demanda do Cliente

Capacitar seus integrantes com o tema e iniciar um engajamento com a temática junto ás equipes, visto que a FINEP já atuava em programa internacionais de fomento e de investimento em Startups em Economia Circular e precisava garantir que os integrantes responsáveis pela avaliação de projetos estivessem aptos a fazer a avaliação crítica dos projetos.

O que fizemos

Sugerimos um treinamento de 16 horas dividido em 2 dias com exercícios práticos e ainda um olhar para o Plano de Ação Circular da Europa com suas diretrizes, setores prioritários e pacotes financeiros. Uma dinâmica foi feita também com base em RoadMaps de Economia Circular de diversos países em preparação para um avanço do Brasil nesta direção.

Produto

Capacitação, Palestras e curadoria

Cliente

Demanda do Cliente

Capacitar seus integrantes com a temática de Economia Circular, promover um engajamento interno com o tema e iniciar uma articulação estratégica com os variados atores do mercado.

O que fizemos

Organizamos um treinamento dedicado à alguns integrantes do departamento de indústrias de base seguido por um evento de engajamento. O evento teve como objetivo reunir os variados atores da sociedade para o debate e engajá-los em um workshop que pudesse gerar ideias para elaboração de um plano de recomendações para a transição. O workshop foi desenvolvido com base nos 8 eixos de transição do modelo holandês demonstrando a importância da colaboração e do pensamento sistêmico, destacando a influência que cada ator individual pode ter no desenvolvimento de modelos de negócios circular e a construção de uma nova governança, ferramentas financeiras, políticas públicas e ações educativas.

Produto

Capacitação, Palestras e curadoria

Fotos: BNDES/André Telles

Cliente

Demanda do Cliente

Mapeamento do cenário presente e uma análise de oportunidades futuras para a implementação da economia circular no contexto do negócio.

O que fizemos

No processo de diagnóstico, trabalhamos em um modelo de três fases: Circular Scan, Circular Insights e Circular Strategy. Nestas fases realizamos entrevistas com líderes, oficinas de mapeamento de oportunidades, análise de documentação e avaliação de ações internas destinadas a estabelecer uma visão estratégica. Seguimos o modelo das 4 dimensões para estruturar o mapa de oportunidades circulares de curto, médio e longo prazo.

Produto

Circular Scan, Diagnóstico e Estratégia.

Cliente

Demanda do Cliente

Projetos de pesquisa qualitativa na área de Sustentabilidade e Economia Circular para agregar conteúdo de qualidade atualizado no que se refere à NOVA ECONOMIA DO PLÁSTICO. Relatório intitulado “Townsend Sustainability Report: Deep-Dive Implications & Opportunities for Polyolefins”.

O que fizemos

Como parte da metodologia de trabalho, avaliamos as informações coletadas por pesquisadores regionais da Townsend,  compilamos e reunimos dados relevantes de várias fontes secundárias, incluindo arquivos e bancos de dados internos não confidenciais, e complementamos as informações através de entrevistas com especialistas do setor. Com base no material apurado, desenvolvemos um texto detalhado com informações específicas e segregadas em nível de políticas públicas, programas individuais e coalisões, para garantir uma visão ampla sobre o tema para cada país e região.

 

https://www.townsendsolutions.com/

Produto

Estudos e projetos

Cliente

Demanda do Cliente

O cliente buscava um especialista que moderasse um painel sobre circularidade conduzindo o debate de forma prática e integrada.

O que fizemos

Com base na nossa experiência, conduzimos a moderação do painel de forma a conectar as perguntas e interligar as respostas, visando destacar a relação dos atores e dos diversos temas e mostrando a abordagem ampla da economia circular, além do papel relevante de cadaa participante para a transição no Brasil. Foi possível destacar a importância das ações que estavam sendo realizadas pelo cliente e a sua participação do 1º documentário de Economia Circular “Um presente à prova de Futuro”, realizado pela Tocha Filmes e com a nossa curadoria. O teaser pode ser visto no nosso canal do YouTube

Produto

Capacitação, Palestras e curadoria

Cliente

Demanda do Cliente

Produção de conteúdo técnico para o 1º curso a ser disponibilizado para a indústria brasileira, de forma gratuita e na versão online.

O que fizemos

Elaboramos conteúdo programático para um curso de 20 horas, em 4 módulos, com exercícios e cases práticos. Reunimos diversos especialistas para garantir uma curadoria estruturada nos temas de design circular, tecnologia 4.0, modelos de negócio, entre outros. O curso está disponibilizado gratuitamente e teve mais de 30.000 alunos atendidos apenas no 1°ano.

Produto

Capacitação, Palestras e curadoria

Cliente

Demanda do Cliente

Parceria com o IPT -
Com o intuito de correlacionar a temática da Economia Circular com os projetos de pesquisa e desenvolvimento do IPT na região da Baixada Santista, incluindo o Plano Regional de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, uma série de conversas e treinamentos internos foram realizados para levar o conceito de Economia Circular à equipe. O objetivo era avançar com o debate e realizar um evento para apresentar os resultados do trabalho e reunir os Secretários de Meio Ambiente das diversas cidades para pensar a aplicabilidade da Economia Circular como um próximo passo a ser dado para o desenvolvimento da região.

O que fizemos

Apoiamos na curadoria do evento e sugerimos a vinda da nossa parceira da Holanda, a Circle Economy, empresa especializada em diagnósticos de Cidades Circulares, para trazer um olhar prático e promover, além do debate, visitas técnicas na região para avançar com a discussão. O evento foi apoiado pelo Consulado da Holanda em São Paulo, facilitando a primeira visita da Circle Economy ao Brasil.

Produto

Capacitação, Palestras e curadoria

Cliente

Demanda do Cliente

Inserir os princípios da circularidade em um estudo de sustentabilidade na cadeia têxtil cujo foco era a valorização de resíduos têxteis.

O que fizemos

Por meio do modelo de Circular Scan e com base nas 4 dimensões da Economia Circular, fizemos um estudo completo de benchmark para apresentar a abordagem da NOVA ECONOMIA TÊXTIL contextualizada e adaptada à realidade brasileira. Realizamos entrevistas com as lideranças, análise de documentação e avaliação de ações internas destinadas a estabelecer uma visão estratégica. Seguimos o modelo das 4 dimensões para estruturar o mapa de oportunidades circulares de curto, médio e longo prazo.

Produto

Circular Scan, Diagnóstico e Estratégia

Cliente

Demanda do Cliente

O Consulado Geral do Reino dos Países Baixos no Rio de Janeiro, interessado em explorar as possibilidades de aplicabilidade da economia circular no Brasil e, consequentemente, destacar a liderança holandesa no tema, tinha o objetivo de avaliar o potencial de engajamento dos principais stakeholders no cenário fluminense, identificar oportunidades para troca de conhecimento e geração de negócios com soluções holandesas e, assim, contribuir para o desenvolvimento sustentável do Brasil.

O que fizemos

Promovemos um diagnóstico base inicial que incluiu um mapeamento de atores chaves, a organização de parcerias estratégicas e rodas de conversas dedicadas a inspirar e impulsionar o debate sobre o tema. Como parte das ações estratégicas, promovemos a parceria com a FIRJAN para realização do “Seminário Ação Ambiental 2016”, que levou a temática de Economia Circular e Logística Reversa para debate e contou com a vinda do especialista holandês Douwe Jan Joustra para o Brasil. Douwe Jan foi palestrante chave no evento e articulador do tema nas rodas de conversa que reuniram representantes do BNDES, FINEP, empresas, ONGs, institutos, representantes do governo e da academia. O trabalho resultou no convite para participarmos na 1a missão internacional, que colocava a Holanda como um Circular HotSpot, e uma série de trabalhos futuros consolidando a nossa parceria e inspiração pelo modelo circular holandês.

Produto

Estudos e projetos

Cliente

Demanda do Cliente

Levar o tema para o debate de forma pioneira no âmbito da Virada Sustentável – um dos grandes festivais de economia circular do Brasil.

O que fizemos

Como pioneiros em impulsionar o debate sobre Economia Circular no Brasil, fizemos a curadoria estratégica do evento por dois anos consecutivos, levando a temática para ser discutida pela primeira vez, no festival, com base em referências globais. No primeiro ano, a parceria foi feita com a Holanda, com um evento na USP. Nico Schiettekatte, Conselheiro para Ciência, Tecnologia e Inovação dos Países Baixos no Brasil, abriu o evento. No segundo ano, foi a vez de trazermos o nosso parceiro da organização Britânica Forum for the Future, Rodrigo Bautista, que ,como designer especializado em economia circular, pôde trazer uma nova visão do tema, provocando o papel dos designers no desenvolvimento de produtos. Promovemos um debate aberto na FGV, workshop de design circular no Amani Institute e rodas de debate no Instituto Europeu de Design, levando o tema de forma pioneira aos professores e estudantes.

Produto

Capacitação, Palestras e curadoria

Cliente

Demanda do Cliente

Divulgar o conhecimento obtido nos diálogos entre especialistas da Holanda e do Brasil, visando posicionar a liderança holandesa no tema e disponibilizar um material pioneiro, único e de qualidade para o Brasil.

O que fizemos

Como forma de materializar o conhecimento obtido nas rodas de conversas e eventos realizados entre stakeholders chaves do Rio de Janeiro e especialistas holandeses, sugerimos a produção de um livro de artigos. Ele reuniu 42 autores, entre representantes da FIRJAN, indústrias de diversos setores, academia, agências de fomento, entre outros, que escreveram sobre suas visões e perspectivas sobre o tema. O livro, que serviria como base de referência para futuros estudos, projetos e eventos, foi lançado na Finep e se tornou o 1º livro publicado sobre o tema em português. Ele contou com a organização de Beatriz Luz e co-produção e impressão do Consulado da Holanda e da FIRJAN. Com o título Holanda – Brasil, da Teoria à Prática, a obra está disponibilizada de forma gratuita e pode ser acessada em plataformas digitais como ISSUU e Amazon, e baixada aqui, no nosso site, na aba materiais.

Produto

Estudos e projetos

Cliente

Demanda do Cliente

Palestra interna, a ser realizada durante a Semana de Meio Ambiente, visando inspirar seus colaboradores e promover o entendimento sobre as oportunidades circulares para o negócio.

O que fizemos

A participação se deu por meio de uma palestra dedicada, seguida por um painel de debate junto com representante da Federação das Industrias de São Paulo (FIESP) e ABINEE. A troca de conhecimento proporcionou visitas técnicas, contribuindo para uma maior compreensão e visibilidade do tema internamente.

Produto

Capacitação, Palestras e curadoria

Cliente

Demanda do Cliente

A Oryzasil (www.oryzasil.com) é uma indústria química brasileira, parte do grupo alemão MPC Group, que produz sílica precipitada sustentável a partir da casca do arroz,  ou seja, a empresa transforma o resíduo do beneficiamento do arroz em um novo produto de qualidade global, em um processo fabril calcado na economia circular. Portanto, foi um enorme prazer atender a solicitação de dar a palestra magna para apresentar a temática de Economia Circular e inspirar os convidados durante o jantar de inauguração da nova planta de sílica precipitada sustentável no Brasil.

O que fizemos

Por meio de conversas junto às equipes técnica, comercial e de comunicação do cliente, mapeamos os aspectos específicos do projeto e criamos uma narrativa de apresentação do tema de acordo com a abordagem tecnológica. Promovemos uma palestra que trouxe inspiração ao novo negócio em destaque para o mercado brasileiro. Os resultados deste trabalho contribuíram para o posicionamento estratégico da empresa junto a associações de classe, como a ABIQUIM. Além disso, ele foi inserido como case no nosso segundo livro, que reúne 12 casos de negócios circulares no Brasil. O Livro “Economia Circular: Discussão Global, Aprendizado Brasileiro” está disponibilizado para venda no site da Editora Bambual.

Produto

Capacitação, Palestras e curadoria