O QUE É?

Ecossistema multissetorial que visa acelerar a Economia Circular no país através de mudanças estruturais, educação e ações práticas.

POR QUÊ?

Necessidade de ampliar o olhar de fluxo de materiais e design de produtos para criação de novas relações comerciais (ciclos de valor) visando mais resiliência, mais transparência, menos riscos e conflitos.

PARA QUÊ?

Alavancar negócios, disseminar aprendizado e integrar a cadeia de valor visando compartilhamento de informações e geração de escala para viabilização de projetos.

Como?

Trabalhando com os diferentes elos da cadeia produtiva, com uma metodologia única de análise e em linha com a tendência global de movimento de redes de empresas, que exigem ações coletivas e coordenadas para lidar com desafios complexos.

4 EIXOS

Educação

Comunicação

Engajamento

Soluções

As 3 fases da transição

Alinhamento
Conceitual
e Diagnóstico
Individual

Análise da
Cadeia de Valor
e Articulação
Estratégica

Projetos
Circulares
entre os
membros

Onde queremos chegar?

O Hub de Economia Circular Brasil quer transformar o mercado brasileiro promovendo um novo mindset de negócios e servir como inspiração para a América Latina. Além de trazer uma proposta pioneira para o Brasil, estimulando integração da cadeia produtiva e a troca entre setores, o Hub-EC quer inspirar novos debates, iniciativas e soluções práticas adaptadas para a realidade do nosso país.

Como vamos chegar lá?

Ao mediar o compartilhamento de experiências, as trocas de informações e a cocriação de projetos circulares, o Hub-EC mostra aos participantes a necessidade primordial de buscar integração com outras cadeias produtivas e de ter todos os departamentos da empresa envolvidos na mesa de discussão, para que as soluções possam ser implementadas em larga escala. Isso acontece por meio de um processo de articulação estratégica, desenvolvimento de inteligência coletiva e uma análise de oportunidades baseada nas 3 fases de transição e na metodologia autoral que considera as 4 dimensões da Economia Circular.

Baixar relatório de atividade do primeiro ano

HUB NA MÍDIA

Membros

Quem pode participar?

Empresas engajadas no processo de
transição.

Período do programa

1º ciclo - 2020 até 2021
2º ciclo – 2022 - 2023

Fale com nossa equipe

Benefícios para as empresas-membro

  • Se posicionar como uma liderança no Brasil promovendo boas práticas e impulsionando a transição;
  • Fortalecer sua proposta de valor como marca;
  • Planejar e executar uma estratégia circular para o negócio;
  • Ser pioneiro em novos modelos de negócios;
  • Construção de novas relações comerciais;
  • Ganho de competitividade;
  • Fazer parte de uma rede global.