Quem Somos

Exchange4Change Brasil

Somos uma organização especializada que tem como objetivo impulsionar a transição para a Economia Circular no Brasil através da cocriação e adaptação de soluções globais à realidade brasileira.

Orientamos o mercado no desenvolvimento de estratégias e negócios circulares promovendo a economia circular como um fator impulsionador de inovações tecnológicas, novas oportunidades de negócio e criação de valor para empresas e cidades brasileiras.

Atuamos como um elo independente, com a facilidade de interação com todos os atores do mercado, para levar o debate aos setores público, privado e à academia, de forma qualificada e alinhada ao contexto global visando educar e inspirar a transição em escala de forma a gerar retorno a todos os elos da cadeia produtiva.

Nossas capacidades envolvem desde atividades de capacitação, curadoria de eventos até o desenvolvimento estratégico para a aplicação dos princípios da Economia Circular pelas empresas e cidades, incluindo análises técnicas, estudos de impacto ambiental, estratégias empresariais, argumentação científica para políticas públicas, projetos em rede, articulação com o mercado internacional e estudos de viabilidade econômica para processos e produtos circulares.

Missão

Impulsionar a transição para a Economia Circular no Brasil garantindo a adaptabilidade de soluções globais à realidade do mercado.

Visão

Ser reconhecida como empresa de referência no mercado, capaz de gerar valor circular por meio da integração da cadeia, identificação de conexões inusitadas e da integração ciência – mercado.

Valores

Confiança
Ética
Colaboração

O princípio dos 3 Cs

Linha do Tempo da E4CB Lançamento do Hub de Economia Circular - ecossistema pioneiro de negócios na América Latina Parcerias internacionais estabelecidas
Conscientização do mercado
Metodologia 3Cs
Desenvolvimento de projetos escaláveis
Fortalecimento institucional e publicação do 2º livro com autores internacionais
Hubs regionais e setoriais
Projetos de estratégia customizados (Gerdau, Electrolux, Tomra, Plastiweber, etc..)
Movimento de articulação estratégica visando integração da cadeia produtiva
Curadoria do 1º Curso online e gratuito do SENAI/SP
Curadoria do documentário “Um presente à prova do futuro” (Tocha Filmes e Globo Filmes)
Road map com o Consulado Europeu
Lançamento do The Nertherlands as a Circular Hotspot
Início do grupo de estudo (NEC)
Participação no comitê de criação da norma ISO
Engajamento das agências de fomento (treinamento FINEP e BNDES)
Novas parcerias de âmbito nacional e internacional
Fase de Articulação Fase de Lançamento Soluções Sistêmicas Fase Prática Fase de Disseminação Fase de Consolidação Fase de Educação 1º livro publicado com especialistas holandeses + FIRJAN
Criação da Rede Brasil de educação em EC: NEC Brasil
Papel de referência no mercado brasileiro
Presença em eventos internacionais: Holanda, NY, Portugal, Eslovênia

Parcerias Internacionais

Contamos com parceiros estratégicos de grande relevância global, permitindo acesso a informações atuais, conteúdo exclusivos, experiência prática e ferramentas visando à adaptação de soluções para a realidade brasileira.

Parcerias Nacionais

Bia Luz

Engenheira química, apaixonada por agregar pessoas, articular mudanças e determinada a influenciar melhores práticas de negócios no país. Mestre em Gestão Ambiental pela Universidade de Surrey na Inglaterra, onde trabalhou com o setor público e privado por 10 anos. Em 2010 voltou ao Brasil como resultado do 1º programa de transferência de conhecimento Brasil-UK em simbiose industrial em parceria com a FIEMG. Trabalhou no Grupo Odebrecht por 5 anos na criação de novas áreas técnicas, estruturação de estratégias e implementação de práticas inovadoras de sustentabilidade.

Estruturou a Visão de Sustentabilidade da Odebrecht Ambiental, foi membro do Comitê de Sustentabilidade do Grupo Odebrecht e desenvolveu a área e estratégia de Análise de Ciclo de Vida para a Braskem, contribuindo para refinar a mensagem de sustentabilidade para os plásticos.

Criou a Rede Empresarial Brasileira de ACV

Como parte deste trabalho, ela criou a Rede Empresarial Brasileira de ACV que hoje é referência no tema, foi co-autora do primeiro Guia Global de ACV para executivos do setor, publicado pela ICCA em 2013 e conduziu o estudo de ACV do plástico verde, um dos primeiros e mais abrangentes estudos de ACV em biopolímeros. Com isso se tornou ponto focal de sustentabilidade para clientes internacionais introduzindo a conexão entre Economia Circular e Bioeconomia, destacando as oportunidades para a indústria química brasileira.

Fundou a Exchange4Change Brasil

Em 2015 fundou a Exchange4Change Brasil com o objetivo de influenciar a transição para a Economia Circular no país através da cocriação de soluções globais adaptadas a realidade brasileira.

1º Livro de Economia Circular do Brasil

Organizou junto a especialistas holandeses e foi curadora do 1º documentário sobre o tema produzido pela Tocha Filmes e Globo Filmes. Idealizadora do Núcleo de Economia Circular, grupo de estudo pioneiro e rede social sobre o tema com o maior número de seguidores no Brasil e do Hub de Economia Circular Brasil 1o ecossistema multi-setorial brasileiro que visa reunir empresas junto a sua cadeia de valor com o compromisso de avançar na transição e trabalhar juntas para superar barreiras, quebrar paradigmas e viabilizar projetos.

Comitê Brasileiro e Conselheira Técnica

Representante no Comitê Brasileiro para o desenvolvimento da nova norma ISO de Economia Circular, conselheira técnica em instituições públicas e privadas, palestrante e professora convidada em inúmeras universidades.

Rede de Colaboradores

Patricia Broers Lehmann

Coordenação Geral e Operações

Camila Regina Carreiro

Gestora de Projetos

Nathalia Geronazzo

Cientista Ambiental

Ana Rubia Torres de Carvalho

Regional – Norte e Nordeste e Educação