Nucleo de Economia Circular

O Núcleo de Economia Circular nasceu em Junho de 2016 no Rio de Janeiro, idealizado pela Exchange 4 Change Brasil (E4CB), como um grupo de estudo que reuniu vários voluntários interessados em estudar as bases da transição circular, por meio da troca de conhecimento internacional.

No primeiro ano a discussão foi baseada no artigo do especialista holandês Peter Gersen, publicada na 1ª edição da SCOPE Magazine, lançada durante o Holland Circular Hotspot, que destacou os 8 passos para o sucesso da transição circular: Educação, Ganho de Escala, Investimento, Colaboração e Engajamento, Comunicação, Incentivo e Políticas Públicas, Resultados e Renováveis. A cada passo um especialista internacional foi convidado para debater o tema, em conversas virtuais, compartilhando sua vivência prática e criando uma base de discussão para o grupo. Foram um total de 10 especialistas de 7 países.

Ao longo dos anos um ambiente de troca de conhecimento e cooperação foi criado, unindo pesquisadores brasileiros e estrangeiros, contribuindo para a estruturação de parcerias internacionais, para a formação de uma rede nacional de multiplicadores, estimulando pesquisas entre universidades, a realização de cursos, eventos e projetos em colaboração.
E desde então, estes 8 passos vêm servindo de fonte de inspiração para o nosso trabalho.

Visão

Ser um grupo de estudo de referência na busca de conhecimento e debates para a materialização da Economia Circular no Brasil.

Missão

Mobilizar profissionais, estudantes e atores interessados em aprimorar o entendimento sobre os benefícios da Economia Circular para a realidade brasileira.

Objetivos

  • Criar um ambiente de troca de conhecimento e cooperação entre especialistas internacionais e pesquisadores brasileiros
  • Formar multiplicadores
  • Gerar conhecimento e produzir material de referência para o mercado

O livro que contará a nossa história

Em outubro 2021, para celebrar nosso 5º ano, iremos lançar um livro que conta a nossa história, reúne a opinião dos multiplicadores e a visão atualizada dos 16 especialistas, que estiveram conosco nesta jornada contribuindo para nosso aprendizado contínuo. Além disso, reunimos mais de 10 cases brasileiros, selecionados cuidadosamente para mostrar que a prática já pode ser aplicada na realidade brasileira.

Depoimentos multiplicadores NEC

Tem interesse em participar de eventos, conhecer pesquisadores, professores e profissionais de várias regiões do Brasil e debater o novo mind set da Economia Circular ?

Inscreva-se para saber mais e fazer parte da nossa rede

Para acompanhar nossas atividades siga nossa página no facebook