ArtigosBlog

Uma reformulação global? Moldando a Economia Circular.

By 10/09/2015julho 5th, 2021No Comments

Uma reformulação global? Moldando a Economia Circular.

Então, o que é sustentabilidade? O que quer dizer “ser verde”?

A fim de compreender os desafios e oportunidades de um mundo sustentável, requer primeiro uma compreensão da sustentabilidade a longo prazo e a melhor maneira de aprender é através de “vivê-la” .

Green Nation é um Festival de sustentabilidade e inovação que visa criar uma experiência legal de aprendizagem, reunindo sob o mesmo teto: música, cinema, animação, experimentação, fotografia, internet, mídia social ,esporte e um monte de atividades interativas com a esperança de estimular uma nova sociedade que é baseada em novos valores, novos produtos e uma interação positiva entre as pessoas eo meio ambiente.

Devemos passar de uma economia linear com base em um modelo “extrair , fazer , jogar fora ” para uma economia circular onde os resíduos são projetados fora do sistema e os materiais são melhor utilizados e devolvidos ao sistema de produção. A economia circular é uma economia em que o crescimento e desenvolvimento de negócios é desacoplada do uso de matérias-primas. É uma economia mais positiva, regeneradora e colaborativa.

Temos de redefinir valor, repensar design de produto, reavaliar os fluxos de materiais e sistemas de produção. Em uma economia circular, novos modelos de negócios estão sendo criados que consideram os produtos como serviços e os consumidores como usuários.

“O desenvolvimento de um entendimento comum de uma economia circular e seus componentes chave poderia ajudar a estabelecer as bases para uma maior aceitação do conceito, incentivar a cooperação e evitar confusão” Chatham House, documento informativo da economia circular.

Consequentemente, fiquei feliz e honrado por ter sido convidado como um colaborador da GREEN NATION trazendo esse topico a tona já que eu acredito que este é o cenário perfeito para demonstrar o valor do pensamento circular para um público tão amplo.

Ao cuidadosamente inserir e desenhar o conceito de economia circular nas atividades interativas, o festival Green Nation conseguiu destacar os benefícios para a sociedade em termos de novos produtos e serviços e influenciar potencialmente o desenvolvimento da cidade demonstrando novas tecnologias, as possibilidades de conectividade e de impacto social positivo.

Esta é a 3ª edição do Festival acontecendo no Rio pouco tempo antes dos Jogos Olímpicos e poderia ser a edição que levantou o nível da discussão da sustentabilidade atraindo a atenção não só das pessoas que normalmente estão interessados no tema , mas também do governo e organizações interessadas em compreender os desafios e oportunidades da sociedade moderna e uma nação mais verde.

https://www.chathamhouse.org/sites/files/chathamhouse/public/Research/Energy,%20Environment%20and%20Development/bp0312_preston.pdf