ArtigosBlog

Plastiweber recebe selo por atuação pioneira no Hub de Economia Circular Brasil

By 14/06/2023setembro 28th, 2023No Comments

O Selo de Engajamento Circular chancela o compromisso da empresa com a transformação do mindset de negócios e o desenvolvimento de projetos circulares; companhias como Gerdau, Electrolux, Covestro e Tomra também integram o ecossistema

A Plastiweber recebeu o selo de Engajamento Circular pela atuação no Hub de
Economia Circular Brasil (Hub-EC) junto a outras doze empresas, de diversos portes
e setores, mostrando a importância da co-criação de novos projetos e negócios para
a transição circular. O reconhecimento representa o compromisso assumido pela
companhia nos primeiros dois anos de participação no Hub-EC, estimulando o
engajamento dos funcionários em reuniões de trocas de conhecimento, mudanças
em processos internos, a integração de vários atores da cadeia produtiva e a
promoção de novos modelos de negócios.

O selo de Engajamento Circular foi criado a partir da percepção de que o
engajamento entre as diversas áreas de uma empresa e entre diferentes
companhias é essencial para a construção de soluções integradas de economia
circular. O Hub-EC defende que nenhum elo da cadeia fará a transição circular
sozinho, sendo fundamentais um novo equilíbrio econômico e a construção de
novas relações comerciais.

Além da Plastiweber, outras empresas e instituições que também são membros do
Hub-EC foram contempladas com o selo, incluindo nomes como Covestro,
Electrolux, Gerdau, RCR Ambiental, Grupo Sinctronics/Fit/Flex, Tomra e Wise
Plásticos.

O destaque da Plastiweber no Hub-EC se deu pelo fato de a empresa “levar o
mindset circular a seus clientes e sua área comercial, por meio de workshops de
engajamento e capacitações”. Para o CEO da Plastiweber, Moisés Weber, o selo de
Engajamento Circular é uma forma de ratificar o DNA da empresa:

– A economia circular faz parte de cada etapa do trabalho da Plastiweber. Nosso
esforço é para que essa mentalidade se espalhe pelo país e cada vez mais
empreendedores tenham a consciência de que a economia circular já é uma
necessidade para a vida no planeta. Para nós, é uma alegria muito grande fazer
parte do Hub de Economia Circular Brasil e ter a oportunidade de trocar
experiências e aprender com o contato com empresas de diferentes áreas e portes. Tenho certeza que ainda há muitas coisas boas por vir.

O Hub de Economia Circular Brasil foi fundado pela organização Exchange 4 Change
Brasil (E4CB). O ecossistema facilita o engajamento entre os membros em 3 pontos:
na aplicabilidade de uma modelagem única de articulação, na integração de
variados atores e ao promover o engajamento interno de diversas áreas. O
ambiente criado fortalece as relações de confiança para obter cada vez mais
transparência na troca de informações sobre os processos internos de cada
empresa. Com isso, diretrizes são criadas para potencializar o ciclo reverso dos
materiais, através de alinhamentos e projetos conjuntos, o que dificilmente seria
estruturado de forma isolada pelas companhias.

A Plastiweber é considerada pioneira na produção de plásticos flexíveis, filmes e
polímeros 100% reciclados. Por meio da linha Naturecycle, a empresa oferece aos
mercados de tissue, alimentos e bebidas, pet food, moveleiro e calçadista,
embalagens secundárias de filme 100% reciclado e resinas pós consumo para
diferentes aplicações, certificados quanto a qualidade, eficiência de
desenvolvimento técnico e rastreabilidade do processo. Além de conferir aos
clientes o selo de empresa ambientalmente responsável e financiadora de projetos
sociais com escolas, comunidades e cooperativas.
A fundadora da E4CB e diretora do Hub-EC, Beatriz Luz, comenta o significado do
selo de Engajamento Circular:

– O selo mostra à indústria, à sociedade e aos consumidores que as empresas que
são membros do Hub-EC estão sendo pioneiras num movimento para a transição
circular no Brasil. Existe uma percepção de que esta transição envolve,
exclusivamente, incentivos, políticas públicas e tecnologia, e que pode ocorrer a
nível isolado e setorial. Mas, o que nós aprendemos com o Hub-EC é que, se não
engajarmos todos os atores, de vários segmentos e portes, e criarmos uma agenda
comum, não saímos do lugar. Com o engajamento cada vez maior das companhias,
teremos novas chancelas para ratificar o comprometimento e as ações circulares de
cada uma delas. Um dos nossos principais objetivos é transformar os conceitos em
projetos concretos, na prática.

A circularidade tende a ser vista cada vez mais como uma ferramenta para alcançar
as estratégias de baixo carbono das empresas: com o seu escopo sistêmico de
engajamento de toda a cadeia de valor, o modelo inclui o uso de novas fontes de
matéria prima, a transformação de processos e a redefinição de papéis e
responsabilidades. Isso influencia também o design de produtos, a mudança de
atitude dos consumidores, o formato dos negócios e a viabilidade das cadeias
reversas. De acordo com a Ellen MacArthur Foundation, o mindset circular aplicado
aos negócios pode auxiliar em uma redução de 39% das emissões de gases de efeito
estufa até 2032.

O foco do Hub-EC em 2023 é mostrar como as soluções circulares contribuem para
as metas net zero e auxiliam as empresas em suas agendas ESG. O Hub-EC foi listado
como uma iniciativa necessária à implementação efetiva da economia circular no
Brasil no Roadmap de Economia Circular, elaborado pelo Ministério de Ciência,
Tecnologia e Inovações (MCTI) com o Centro e Rede de Tecnologia Climática (CTCN)
da ONU.

EnglishPortuguese