ArtigosBlog

Minha vez de contribuir com a discussão: The Circular Economy Package Consultation.

By 18/08/2015julho 5th, 2021No Comments

Minha vez de contribuir com a discussão: The Circular Economy Package Consultation.

Tenho acompanhado a discussão a respeito do Circular Economy Package desde o ano passado, a fim de compreender os desafios e as implicações em torno dos objetivos de reciclagem. Eu vi um monte de críticas sugerindo que o trabalho tem sido focado nas metas de reciclagem em vez de prevenção de resíduos através do design do produto.

Uma transição bem sucedida para uma economia circular exige uma ação em todas as fases da cadeia de valor: desde a extração e transporte de matérias-primas, passando por design de material e produto, produção, distribuição e consumo de produtos, sistemas de reparação, remanufatura e reutilização, à gestão de resíduos e reciclagem.

Portanto, em fevereiro de 2015, a Comissão anunciou a retirada da sua proposta legislativa para ser substituída por uma nova iniciativa, mais ambiciosa, que reflete integralmente as interações e interdependência ao longo de toda a cadeia de valor, em vez de se concentrar exclusivamente numa parte do ciclo econômico.

Um novo pacote foi prometido para ser lançado até o final do ano, que é mais ambicioso e completa o ciclo, abordando política de produtos, bem como, a utilização de materiais secundários reciclados em novos produtos .

Hoje aproveitei o tempo para responder à consulta pública, onde eles esperam receber contribuições das partes interessadas e do público para ajudá-los a identificar e definir as principais barreiras para o desenvolvimento de uma economia mais circular e juntar pontos de vista sobre as medidas que poderiam ser tomadas a nível da UE (União Européia) para superar tais barreiras

A situação na Europa é certamente diferente da realidade brasileira. No entanto, a minha experiência de 10 anos trabalhando na área da sustentabilidade no Reino Unido com governo e indústria; e os últimos 4 anos, tendo trabalhado para a indústria plástica brasileira, discutindo design de embalagem e sustentabilidade junto com os clientes internacionais, ajudou-me a desenvolver uma visão holística da situação e a confiança para apresentar minhas recomendações para o Circular Economy Package.

Em resumo, todos temos um papel a desempenhar: nós consumidores devemos repensar nossos hábitos e a nossa forma de consumir. O governo deve criar regras e fornecer incentivos para eco-design, incluindo o uso de material reciclado e, por último, a indústria deve redefinir modelos de negócio, produto e desenvolvimento de serviços para ir além das ofertas de qualidade e preço, mas também oferecer valor e experiência para seus consumidores.