ArtigosBlog

Coronavírus, impacto econômico e mudanças climáticas

By 15/06/2020junho 29th, 2021No Comments

Coronavírus, impacto econômico e mudanças climáticas

Coronavírus, impacto econômico e mudanças climáticas. O que fazer agora?

O Coronavírus nos mostrou como tudo está conectado e o quão vulnerável é nosso sistema socioeconômico. Esta pandemia expôs nossas fraquezas em todos os níveis – individualmente (como cuidamos do nosso corpo e da nossa mente, fragilidades no nosso sistema imunológico), nos sistemas de saúde em todo o mundo, na capacidade de reação das lideranças políticas e empresariais, e no nível de confiança das comunidades ao redor do globo. Não temos mais como esconder as desigualdades do nosso país e o impacto dos processos produtivos no meio ambiente. A era da inocência acabou, e é cada vez maior a importância de mantermos fortes TODOS os elos da cadeia de valor e de criarmos um novo equilíbrio econômico.
Para além da pandemia, novos desafios. Não temos como controlar a “curva de impacto” das mudanças climáticas. Uma vez que atingirmos uma certa temperatura, não há como retroceder. Temos que evitar o “pico limite de aumento de temperatura”, pois não existe vacina para as Mudanças Climáticas. Mas podemos desenhar uma recuperação econômica com outros moldes de produtividade, novos valores, formatos de produção, consumo e relações comerciais.

Hub de Economia Circular Brasil – HUB-EC

Em Janeiro deste ano foi lançado a 1a iniciativa sistêmica da Exchange 4 Change Brasil que reúne empresas brasileiras de diferentes setores comprometidas em trabalhar juntas para impulsionar a economia circular no país, integrando suas cadeias de valor e criando uma inteligência coletiva única por meio de diagnósticos individuais e conexões inesperadas.
Nosso programa de 2 anos que visa transformar ideias em projetos práticos já estava todo planejado, e então , veio o coronavírus……este pequeno vírus nos mostrou como estamos todos internconectados e vulneráveis. Revisamos nosso cronograma, o processo de aprovação dos membros e fortalecemos ainda mais o papel do HUB-EC em mostrar a importância de trabalharmos juntos para construir um NOVO NORMAL.

Ficamos mais fortes

Refletimos sobre nossa responsabilidade diante deste cenário e fomos buscar apoio e inspiração em nossos parceiros internacionais e observamos uma sensação de união e determinação ainda mais fortes. Como ponto comum, a importância de um novo olhar macro econômico para o desenvolvimento global.
Nos unimos em uma corrente internacional, para continuar apoiando uns aos outros e adaptarmos nossas atividades, sem comprometer a nossa missão e o propósito do HUB-EC em auxiliar as empresas no processo de transição circular. Flexibilizamos decisões, estendemos prazos, ajustamos as entregas e a equipe para continuar educando, provendo ferramentas e soluções, inspirando e dando suporte as empresas. Afinal de contas, este é o nosso papel: ser um elo conector, independente e com a capacidade de conversar com todos os atores da nossa sociedade impulsionando uma mudança positiva no nosso país.