Hub de Economia Circular

Onde queremos chegar?

O Hub de Economia Circular Brasil quer transformar o mercado brasileiro, promovendo um novo mindset de negócios e servindo como inspiração para a América Latina. Além de trazer uma proposta pioneira para o Brasil, estimulando a integração da cadeia produtiva e a troca entre setores, o HubEC quer inspirar novos processos, métricas e uma governança sistêmica para a construção de soluções reais e em escala, adaptadas à realidade do nosso país. 

Como vamos chegar lá?

Ao mediar o compartilhamento de experiências, as trocas de informações e a cocriação de projetos circulares, o HubEC mostra aos participantes a necessidade primordial de buscar integração com outras cadeias produtivas e de envolver todos os departamentos da empresa nas discussões, para que as soluções possam ser implementadas em larga escala. Isso acontece por meio de um processo de articulação estratégica, desenvolvimento de inteligência coletiva, formação de grupos de trabalho para a construção de projetos e ações de captação de recursos. 

Aprendizado dos últimos 5 anos:

  • Construção de relações de confiança para facilitar a obtenção de dados. 
  • Estímulo a conversas em diferentes níveis e fora das fronteiras do negócio. 
  • Atratividade de novos elos da cadeia para desenvolvimento tecnológico e ganho de escala. 
  • Construção de novas diretrizes e incentivos para potencializar o ciclo reverso. 
  • Captação de recursos e discussões público-privadas. 
  • Impacto social com geração de emprego e renda. 

Quem pode participar?

Empresas engajadas no processo de transição.

Ciclos de atuação

1º ciclo – 2020 até 2021 
2º ciclo – 2022 até 2023 
3º ciclo – 2024 até 2025 

Membros

Benefícios para as empresas-membro

  • Posicionar-se como uma liderança no Brasil, promovendo boas práticas e impulsionando a transição; 
  • Fortalecer sua proposta de valor como marca; 
  • Planejar e executar uma estratégia circular para o negócio; 
  • Ser pioneira em novos modelos de negócios; 
  • Construir novas relações comerciais; 
  • Obter ganho de competitividade; 
  • Fazer parte de uma rede global.