BEATRIZ LUZ

Beatriz Luz

Engenheira Química – UFRJ/Brasil
Mestrado em Água e Engenharia Ambiental – Universidade Surrey/Reino Unido

Profissional determinada e altamente apaixonada por agregar pessoas, influenciar melhores práticas de negócios e contribuir para a discussão sobre a nova Economia Circular no Brasil.

Após a formatura, ela se mudou para o Reino Unido, por10 anos, trabalhou em diferentes programas financiados pelo governo influenciando políticas públicas e prestando consultoria de sustentabilidade para empresas de todos os tamanhos e setores. Em 2010, voltou ao Brasil como resultado do 1º UK – programa de transferência de conhecimentos Brasil para a Simbiose Industrial em Minas Gerais em parceria com a FIEMG

De volta ao Brasil, ela foi convidada a integrar o Grupo Odebrecht, onde permaneceu por 5 anos na criação de novas áreas e implementação de práticas inovadoras de sustentabilidade.

Estruturou a Visão de Sustentabilidade da Odebrecht Ambiental, participou do Comitê de Sustentabilidade do Grupo Odebrecht e desenvolveu a área da Análise de Ciclo de Vida e a estratégia para a Braskem, contribuindo para refinar a mensagem de sustentabilidade para os plásticos. Como parte deste trabalho, ela criou a Rede Empresarial Brasileira de ACV, foi co-autora do primeiro Guia Global de ACV para executivos, publicado pela ICCA em 2013 e realizou um dos primeiros e mais abrangentes Estudos de ACV em biopolímeros: A ACV para o PE verde da Braskem.

Ultimamente, foi responsável pelo apoio a sustentabilidade global de clientes na divisão Químicos Renováveis da Braskem, ela tornou-se uma pioneira ao introduzir a conexão entre Economia Circular e Bioeconomia, destacando as oportunidades para a indústria química brasileira.

Comments are closed