Semana Mundial do Meio Ambiente

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi instituído pela Nações Unidas durante a conferência de Estocolmo em 1972. Desde então é uma data para refletirmos sobre a nossa conexão com a Terra, o que tiramos e o que deixamos dela.

Este ano o tema chave da campanha global é o combate à poluição plástica. Um assunto importante e cheio de debates e controvérsias. Estamos participando de várias mesas redondas, levando a Exchange 4 Change Brasil para demonstrar a importância da transição para a Economia Circular junto a parceiros como o Instituto Grael, ONU Brasil, Virada Sustentável, Camelback entre outros. Veja a AGENDA abaixo e participe conosco!

 

Será o canudo o grande vilão?

Certamente ao banirmos o produto, não eliminaremos o problema, porém a briga global contra os canudos tem levado a discussão para vários setores e fazendo muitas pessoas refeltirem sobre seus hábitos e atitudes.

O desafio é não achar que banindo o canudinho do seu dia-a-dia estaremos acabando com a poluição plástica. O plástico como matéria-prima traz várias facilidades para o nosso dia a dia e é preciso uma discussão mais profunda em torno do processo produtivo e nosso consumo. Que tal refletirmos sobre o uso do plástico nas embalagens de alimentos, cosméticos, produtos de limpeza, no carro, nos hospitais….fizemos isto no desafio da Quaresma Sem Plástico e o resultado pode ser lido no artigo publicado junto ao nosso parceiro de comunicação Agência Muda Tudo.

 

AGENDA

4 Junho

Painel Economia, Produção e Consumo Sustentáveis no @Instituto Grael @13hs

https://www.facebook.com/events/163022804543445/

 

5 Junho

Roda de Conversa com Patricia Berardi debatendo a visão européia da Economia Circular junto com o NEC Rio de Janeiro e convidados. Será apresentado a análise da evolução da pesquisa científica em Economia Circular realizada junto ao parceiro Rede de Pesquisadores.

Você pode rever a Roda de Conversa aqui.

 

Poluição plástica, entendendo o problema e debatendo soluções – Debate com a ONU Brasil, National Geographic e Comitê de Cleantech da ABSTARUPS @19:30hs

Palestra Mares Limpos com Fernanda Daltro, Head Campaigner da ONU Meio Ambiente + Palestra Planeta ou Plástico com Paulina Chamorro, enviada da National Geographic + Mesa redonda com convidados:

Vereador Reginaldo Trípoli, autor do projeto de lei de banimento de canudos (a confirmar)

Paulo Pompilio, Vice-presidente da Associação Paulista dos Supermercados

E ainda teremos o case da Oka Bio Embalagens destacando uma opção de embalagem feita de amido, totalmente compostável.

Quem não viu a palestra, pode ver aqui.


7 Junho

8h – Virada Sustentável – atividade lúdica de plogging: esporte mais consciência ambiental. Exchange 4 Change Brasil, Instituto Grael e CamelBack. 

Este treino de corrida será diferente. Venha conhecer a nova febre do plogging que foi lançada por um sueco inconformado em ver tanto lixo no chão. E você? Vai ficar parado aí olhando tanta sujeira no chão. A idéia é fazermos uma dinâmica teste para uma grande ação em Agosto.

https://www.viradasustentavel.org.br/rio-de-janeiro/virada-sustentavel-rio-2018/programacao.html

 

8 Junho

14h – Virada Sustentável – Painel Novas Economia e Economia Circular 

Estamos vivendo na nova era digital onde o olhar de custo e qualidade não é mais suficiente para a sobrevivência dos negócios. É preciso pensar em novas formas de produzir, consumir e se relacionar com o consumidor e a sociedade. O que as novas economias estão fazendo para fortalecer a defesa de direitos, em especial o direito ao trabalho e renda dignos? Como as empresas estão buscando o diferencial competitivo?

https://www.viradasustentavel.org.br/rio-de-janeiro/virada-sustentavel-rio-2018/programacao.html

Uma semana movimentada para debater soluções atuais para preservar o meio ambiente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *