Lixo Marinho: A Economia Circular pode ser a solução?

n2

SIM! O problema do lixo marinho não está no oceano. O problema do lixo marinho está na terra.

A “Race for Water Odyssey” (R4WO) é uma expedição que começou em Bordeaux, França em 15 de março de 2015 deverá atingir os 5 vórtices de lixo e realizar a primeira avaliação global da poluição de plástico nos oceanos. O objetivo foi destacar a dimensão do problema e as suas consequências para a população global.

A última parada no Atlântico Sul foi no Rio de Janeiro e a expedição foi particularmente destacada por uma série de eventos de alto nível organizados pela Swissnex Brasil e pelo Consulado Geral da Suíça, com uma campanha chamada “Mar sem Lixo, Mar da Gente” (Sea without trash, our sea).

Eu fui convidada a participar da conferência final que reuniu uma série de personalidades, cientistas e o público em geral para discutir a urgência de agir e preservar nossas vias navegáveis da poluição do plástico.

Minha apresentação foi fundamental para demonstrar o conceito de economia circular e como esse conceito poderia trazer soluções de longo prazo para o lixo marinho. Este conceito trouxe um balanço positivo para a discussão e um pouco de esperança de que, embora não há nada que possamos fazer uma vez que o material entre no mar, haja vista que é muito difícil recolher os micro plásticos uma vez que entram no mar – podemos implementar uma série de atividades em terra que nos permitam usar recursos de forma mais eficiente, agregar valor aos resíduos, influenciar o design do produto, criar mercados e evitar que os resíduos plásticos cheguem nos oceanos.

Seguindo os objectivos da R4WO de aumentar a sensibilização, compreensão e compartilhamento de informações, acredito que há uma abundância de oportunidades no Brasil para continuar essa discussão positiva desencadeada pela Race for Water Expedition e desenvolver futuras atividades em parceria com outros especialistas locais que aderiram ao debate.

A Exchange4Change Brasil estará seguindo o debate mundial sobre a proteção do oceano para garantir que a economia circular desempenhe um papel importante.

Nós já aceitamos o convite para participar da Comunidade Race4Water de Guardiães dos mares ou Water Guardians e estamos empenhados para influenciar e estabelecer uma Mission Ocean Brazil no ano novo. Fiquem Atentos!

 

n3.jpg

https://youtu.be/6EA-hYxKfKo
http://www.swissnexbrazil.org/mardagente/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *