Momento da Ação

O maior aprendizado que ficou da nossa recente viagem a Holanda e a Portugal é que estamos no momento de ação.  A grande diferença entre o contexto Europeu e o Brasileiro é que, na Europa, já existe a consciência, a cultura e o cenário favoráveis para a implementação da Economia Circular, enquanto que, no Brasil, estamos debatendo os princípios e tentando entender este novo modelo que surge na nossa frente. Outro aprendizado foi que a indústria foi o primeiro ator a perceber a mudança e foi precursora em reconstruir os modelos de negócio como forma de garantir a sua sobrevivência. A academia veio depois com suas pesquisas para validação dos resultados, e, em seguida, o governo e as agências de fomento, estabelecendo políticas públicas, novos indicadores e fontes de investimento para agilizar a transição.

O caminho no Brasil segue os mesmos padrões, e é essencial perceber que, na Era Digital, nada mais demora mais de 1 ano para atravessar os oceanos. Fica cada vez mais claro que as soluções são globais e co-criadas em equipes multidisciplinares, nos dando a certeza que nosso modelo de trabalho está mais do que validado: co-criação e adaptação à realidade brasileira.

Muito bom voltar ao cenário que nos inspirou desde o início e ser tão bem recebida por todos na Holanda: Guido Braam, Christiaan Kraaijenhagen, Peter Gensen, Annerieke Douma entre outros.

Além do nosso parceiro holandês Circle Economy (link ao lado Circle Economy ), conseguimos rever também nosso parceiro inglês WRAP (link ao lado WRAP), que veio direto de Oxford para nos encontrar em Amsterdam. Conversamos sobre o trabalho que estão desenvolvendo junto à EllenMacArthur Foundation para a cadeia do plástico, aprendemos sobre o Pacto dos Plásticos na Inglaterra, discutimos mais a fundo sobre os modelos utilizados para construir compromissos voluntários e debatemos sobre quais ações podemos co-criar para o Brasil.

Estamos com varias ideias para formatos de Hubs Circulares, modelos de fontes de fomento, novas ferramentas, soluções e modelo de board de especialistas.

 Aguardem que vem muita coisa boa por ai!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *