Os Caminhos para a Economia Circular

Na última semana, celebramos a nova parceria de cooperação entre a Exchange4Change Brasil e o ITCBio em um webinar muito especial com direito a um forró circular.  Além de conhecermos de perto o potencial biotecnológico da região debatemos os cases da L’Occitane Brasil e da Labrunier Uvas, empresas que se destacam no mercado internacional com o potencial produtivo da região.

Dentre as várias pesquisas desenvolvidas pelo ITCBio destaque foi dado ao olhar de aproveitamento dos resíduos gerados pelo agronegócio como insumos para a indústria de cosmético. A Exchange4Change Brasil vê neste contexto uma grande oportunidade para promover o engajamento local e um novo olhar de negócios para o Nordeste. A ideia é integrar as empresas locais ao mindset circular, trabalhando o olhar de que resíduo não existe e que este pode servir para agregar valor a toda a cadeia produtiva.

Enxergar resíduos como recursos é uma oportunidade interessante para este momento, integrando diversas cadeias produtivas e assim visualizar novos modelos para alavancar a economia após a pandemia.

 

Bioeconomia Circular

O Vale do São Francisco é uma região com extremo potencial biotecnológico e já é possível observar cases reais de ciclos de reaproveitamento de materiais.

O WBCSD já destacou o potencial de geração de negócios da bioeconomia circular em 7 trilhões de dólares até 2030. O Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE) considera os modelos de negócios circulares como parte importante das políticas-chave mobilizadoras para o crescimento sustentável do nordeste.

Sendo assim, com a parceria com o ITCBio e sob a liderança regional da Ana Rubia, vamos circular juntos no Nordeste!

 

O HUB de Economia Circular na transição para a Economia Circular

Desde a criação do HUB de Economia Circular Brasil, fortalecemos o nosso papel em promover os benefícios da prática circular e auxiliar o mercado no caminho da transição. À medida que reunimos importantes empresas globais e indústrias brasileiras em torno deste debate conseguimos demonstrar o importante papel deste elo conector que reúne a todos em um só lugar para quebrar paradigmas e viabilizar a construção de projetos sistêmicos. Aos  poucos, vamos implementando a cultura circular em todos os cantos do Brasil promovendo novas formas de produzir, consumir e se relacionar.

Se você perdeu nosso webinar, não se preocupe!  Você pode acessar a gravação direto do nosso canal do You Tube – Economia Circular BR – e ainda curtir o debate ao som do São João e do forró circular.


 

Road Maps para a Economia Circular

Continuando com a nossa série de webinares de troca de conhecimento internacional do HUB-EC, estaremos, desta vez, nos conectando com a América Latina para debater os estudos que estão sendo realizados para a elaboração de Road Maps de Economia Circular na região. A United Nations Industrial Development Organization (UNIDO) está financiando um estudo exploratório inicial para a região, que tem como foco Brasil, México, Chile e Uruguai. Neste webinar, vamos aprender com os processos e resultados preliminares dos estudos do Brasil e do Chile.

Teremos conosco o Christophe Baussemart, Diretor Global de Sustentabilidade da Nespresso, contando como a empresa vem implementando a circularidade nos negócios.

O debate é aberto a todos e, como de costume nos webinares do HUB-EC, o debate será realizado em inglês, de 9:30 às 10:30. Inscreva-se ao lado –> Inscrições neste link. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *