2019 – um ano de validação da nossa missão – 2

2019 foi um ano de conquistas, de estabelecer novas parcerias e validar nossas metodologias em projetos práticos junto a indústria fortalecendo nossa missão de colocarmos em prática o caminho circular no Brasil.

Assinamos o compromisso global #LineInTheSand da EllenMacArthur Foundation, contribuímos com o novo relatório de sustentabilidade na cadeia do plástico da Townsend Solutions levando o contexto da Nova Economia do Plástico, lançamos o Hub de Economia Circular já com 14 empresas e ainda produzimos o conteúdo do 1o curso EAD de Economia Circular do Senai São Paulo que está disponível gratuitamente em português e espanhol.

E pra fechar o ano com chave de ouro ainda tivemos a pré-estréia do documentário que materializa a nossa missão mostrando de forma lúdica a economia circular para o mercado brasileiro produzido pela Tocha Filmes em parceria com a Globo Filmes. Em breve nos cinemas.

Foram inúmeros eventos em diversas regiões do país, multiplicadores regionais do NEC* super ativos virando consultores associados e ainda uma parceria que promete unir várias gerações em torno do tema.

*NEC – núcleo de economia circular – braço de educação da Exchange 4 Change Brasil.

 

Curso Senai-SP

Mais informações, no link ao lado –>aqui.

 

Troca de conhecimento global: 8 países e 4 eventos

Slovenia, Bulgaria, Inglaterra, França, Finlandia, Espanha, Alemanha e USA

Para trazermos o conhecimento em primeira mão para o mercado brasileiro fizemos 2 viagens importantes em 2019 visando a interação com outros especialistas, clientes e parceiros. Participamos da inauguração da maior planta de reciclagem de plástico filme da Europa na Bulgária a convite do nosso cliente Tomra Recycling, participamos do Forum Global de Economia Circular na Finlândia (WCEF2019) a convite do nosso parceiro holandês Holland Circular Hotspot e Circle Economy, da Conferência “Time for Action” da Circular Change da Eslovênia, conversamos com o Circular Economy Club em Londres, fomos a única empresa brasileira na 1ª reunião global da norma ISO de Economia Circular em Paris, visitamos a iniciativa de Economia Circular da Alemanha e participamos de debates na COP25 que tinha como objetivo explorar as oportunidades da Economia Circular na América Latina a convite da Fundação EuroChile.

Apesar de não termos conseguido atingir um consenso no âmbito das discussões climáticas, vimos na COP25 a Economia Circular ser oficialmente inserida como elemento essencial no European Green Deal. Este foi um grande passo para a transição. Leia mais no artigo no link ao lado –> aqui.

Ainda participamos de um evento de troca de conhecimento do BID em Washington para debater cases de saneamento e gestão de resíduos com representantes de vários países da América Latina onde podemos  apresentar as ações que estamos desenvolvendo para impulsionar a Economia Circular no Brasil.

Além disso, repetimos a parceria com o Circular Economy Club, desta vez levando o debate de Economia Circular para  a cidade de São Paulo com o apoio da rede de ex-bolsistas Chevening, o consulado da Inglaterra em São Paulo e representantes da Secreatria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de São Paulo.

 

Fiquem de olho que tem muita coisa boa para acontecer em 2020 e em diversas regiões do país. Em breve nosso relatório de atividades de 2019 estará disponível para mais informações sobre o que foi um ano incrível rumo a circularidade.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *